quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Indo eu, indo eu a Caminho de... Santiago #4 - O percurso

Entretanto, calçadas e bem calçadas, há que decidir qual o percurso.
O Caminho de Santiago pode fazer-se quase a partir de qualquer lugar e pode fazer-se qualquer parte do trajecto, mas o tradicional e mais bem estruturado e sinalizado é o Caminho Francês. Este começa em Saint-Jean-Pied-de-Port (França), mas uma vez que a partir deste local o Caminho é muito exigente fisicamente, muitos peregrinos decidem começar em Roncesvalles (Espanha). Daqui a Santiago são cerca de 800 km de um caminho que se faz em cerca de um mês (sim, há quem faça, mas é malta perturbada, só pode).
Descansem, ainda não andamos a dar nas drogas, é óbvio que a nossa ideia não era esta. Em Portugal também há alternativas. Aqui temos a possibilidade de partir de Lisboa (600 km), do Porto (230 km), de Ponte de Lima (150 km) ou de Valença do Minho (120 km). Quer dizer, estes são os locais de partida mais "tradicionais" mas é evidente que podemos partir de qualquer lugar e fazer o percurso até à Catedral de Santiago.
Bem, já que não somos nenhumas miúdas, que esta seria a primeira vez e que nenhuma de nós pretendia passar pela humilhação de ficar a meio, decidimos optar pela partida de Valença motivadas para completar os 120 km sem grandes mazelas e ganhar a Compostela, o certificado que atesta que fizemos o Caminho. Além disso o que queriamos mesmo era chegar à Catedral, a expectativa era a de que seria uma sensação absolutamente avassaladora.
Inkedmapa_portuguesg_1_725_999_LI
O plano seria então:
Valença- Porriño 20km
Porriño - Arcade 22km
Arcade- Pontevedra 13km
Pontevedra - Caldas de Reis 21km
Caldas de Reis - Padron 20km
Padron - Santiago 21km
Num total de 117 km em 6 dias - que tentariamos fazer em 5 se conseguissemos juntar a Etapa de Arcade a Pontevedra à anterior ou à seguinte. Mas isso ver-se-ia lá.

2 comentários:

  1. Já fiz esse mesmo percurso e não irei esquecer nunca mais. Testei o que achava serem os meus limites, descobri que damos demasiada importância a coisas que não nos fazem falta e sem as quais podemos perfeitamente viver. Fiquei apaixonada por caminhadas. Bom caminho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, vivemos perfeitamente com muito menos do que julgamos. Também estou apaixonada, talvez um dia nos cruzemos por aí. :-)

      Eliminar

Se também acha que, diga aqui: